Quem é Carol Munhoz?



Olá, muito prazer! Eu me chamo Carol e aqui vai um pouquinho da minha história:
Eu nasci na cidade de São Paulo no ano de 1990, mas cresci em Itatiba, no interior do estado.
Eu sempre viajei muito de carro, desde criança, com meus pais, e foi assim que comecei a gostar de tirar foto de tudo que eu via por aí. Já tive minhas fases de querer ser pintora, escritora, tradutora, e até trabalhar na área de TI (eu dizia que ia ser “criadora de jogos de computador”). Mas a veia artística nunca me deixou. Na adolescência meu melhor amigo era o Photoshop: Fazia montagens com fotos dos meus artistas preferidos e imprimia pra botar na parede do meu quarto (junto com meus milhões de posters de filmes que eu pegava da locadora), fazia wallpapers, capas de agendas e cadernos e vendia pros amigos. Foi assim que consegui meu primeiro emprego como auxiliar de design, numa loja de serviços fotográficos, aos 16 anos.
Em 2008 fiz o curso Técnico de Fotografia no Senac São Paulo. Durante uma aula prática, fiz uma foto de uma bailarina em meio a materiais de construção, e alguns anos depois essa foto me deu o 1º lugar num concurso fotográfico. Foi também durante o curso que fiz meu primeiro job pago: um casamento. E apesar de não ter gostado do resultado, voltei pra casa feliz da vida (e com dinheiro no bolso) porque percebi que sim, eu conseguiria viver da fotografia!
E aí eu fui para todos os ramos para descobrir o que eu gostava e o que eu não gostava: Fiz muitos casamentos, cobri eventos esportivos, festas infantis, fiz trabalhos para hoteis, lojas e imobiliárias, empresas, etc.
A música sempre foi algo muito presente na minha vida, e já com 16 anos eu ia aos shows na minha cidade e tirava fotos com a minha camera semi-profissional. A paixão por esse ramo foi crescendo, e desde 2008 até hoje, já fotografei várias bandas nacionais como O Teatro Mágico, Fresno, Jota Quest, NxZero, Rosa de Saron, Scalene, Supercombo e Medulla. Em 2012 cobri meu primeiro show internacional, do Maroon 5, em São Paulo. Aquelas fotos me abriram portas e nos anos seguintes consegui credenciamento para os festivais Summer Break, Z Festival, Cultura Inglesa e mais recentemente, o Coolritiba. Na área da música, ainda fiz diversos ensaios promocionais, um deles, da banda paulista Eyes Of Gaia, ilustrou o encarte do CD “The Power Of Existence”.
Em 2014 eu criei o Projeto Clarity, juntamente com a fotógrafa (e videomaker na época) Luane Souza. Eu fazia as fotos e ela os videos, e assim realizamos diversos trabalhos de 15 anos, ensaios lifestyle e casamentos. Um desses videos, de um ensaio no Beco do Batman, bateu 100 mil visualizações no Youtube. Também em 2014, eu fiz o Workshop “O Poder da Autoria” com o renomado fotógrafo Robison Kunz.
Em 2015 me mudei com a minha família para Florianópolis. Morei somente 2 anos lá, e trabalhei numa empresa de formaturas como designer. Além de, é claro, fotografar cada cantinho daquele lugar mágico.
Em 2017 me mudei para Curitiba, cidade que amo de paixão desde criança (e onde moro até hoje). Consegui meu primeiro trabalho naquele mesmo ano: Eu era produtora de conteúdo na equipe de marketing da escola Seduc Intec. Lá eu fazia fotos dos cursos e alimentava o canal do Youtube da escola.
Em Curitiba, além dos shows, eu consegui focar na outra área que, sem dúvida, é a que eu mais gosto: os ensaios (ou retratos, como se chamava antigamente). Principalmente ensaios externos, na rua, afinal… Curitiba é linda em cada esquina!
Hoje, posso dizer que faço o que amo. A Carol não existe sem a Fotografia, seja ela do que for. Eu ainda me aventuro em outros ramos artísticos, como videomaker, escrita, pintura e lettering. Mas a fotografia me define, e pode ter certeza que você sempre vai me ver, seja onde for, com a minha câmera na mão.